13.11.05

Será que serei expulsa?!

Fim da decada de 60... Década de 70 e início da 80... Anos duros politicamente para um país em construção. A economia teve seu auge. Mas a custas do que? A custas da alienação do povo; do restrito acesso à informação ou até mesmo sua inexistência; do fim dos direitos de liberdade... particulares e públicos; do fechamento da educação crítica e opinativa; da invasão de Escolas e Universidades Públicas para caçar os opositores; Da tortura; Da morte....
Sim, anos complicados... de união estudantil, de guerra por ideologias que agora eram proibidas de existir. Guerra a favor do pensamento. Proibido pensar! Pagar pelo simples erro de saber pensar!
Sim... tudo isso ficou marcado na história. Atos passados... Que ainda hoje são vivos na memória da nação. E veio a democraia. Diretas Já. Conquista de direitos.
Direito de falar, de gritar, expressar... direito de pensar!
E após 20 anos a perseguição ainda insiste em continuar presente. O "Sistema" é falho. No local onde devia-se primordialmente incentivar o pensamento e o desenvolvimento crítico é proibido contrariar. É proibido manifestar-se e lutar pelos direitos. Sim, ainda hj... ano de 2005! As instituições públicas de ensino proibem de forma autioritária e ditatorial a manifestação de idéias e opiniões.
Unesp- são desligados (expulsos) 7 alunos, do Campus de Franca, "violaram os seguintes incisos do Artigo 161 do Regimento Geral da UNESP:
IV - praticar ato atentatório à integridade física e moral de pessoas ou aos bons costumes";
VII - perturbar os trabalhos escolares, as atividades científicas ou o bom funcionamento da administração";
IX - desobedecer aos preceitos regulamentares do Estado, do Regimento Geral, dos Regimentos das unidades universitárias e de outras normas fixadas por autoridade competente; e
X - desacatar membro da comunidade universitária."...

Sim foram expulsos por manifestarem-se!! Por defender, até o fim suas posições. Por não concordarem com a Reitoria da Unversidade! Por falar... por pensar!! Isso... exatamente... mais uma vez na história do país... CONDENADOS POR PENSAR!!!
O período da Ditadura Militar que assolou a nação já passou... mas pelo que parece seus frutos ainda estão sendo colhidos pela sociedade.

Sim EU PENSO!!! Será que serei expulsa?!?!?!?!?!

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu DEUSSSSSSSSSS!!!
Que orgulhooooo mais uma vez, e olha que eu não canso de repetir viw...:
ESPELHINHO sou teu fã, de carteirinha e com mensalidades no boleto todo mês...hahahhahaha
Kara que forte esse texto assim como os outros neh...estão perfeitos!!!
Quem diria que essa menininha que um dia eu disse ateh que escrevia bem, ia virar esse monstro do jornalismo nacional (detalhe ela tah sem aula, ou seja, tah usando neuronios velhos, imaginem se fossem os novos!?...hahahhahahahha!!!)
Muito Obrigado pela sensibilidade aguçada, pela clareza de ideias, pela mobilidade sociual e claro por ser minha AMIGONA neh...hahahah!!!
TE AMOOOOOOOOO
SE CUIDAAAAAAAA LIIIIIIINDAAAAAA!!!
Beijaoooooooooo!!!

Anônimo disse...

"Fora daqui, não deixo entrar! aqui só entra com vestibular"
foi isso que os estudantes da ufba gritaram quando os policiais invadiram a universidade de direito... na manifestação de cassação do toninho.
aí chegou ordem pros policiais sairem do campus.
qual a musica? hã hã hã?
"marcha soldado... cabeça de papel!"
;)

Anônimo disse...

É filha, a verdade é esta. Celebra-se a inteligência, mas condena-se a liberdade de pensamento. "Você só deve pensar até aqui, senão..."
meu querido Nietzsche disse: 'quanto mais alto voamos, mais parecemos pequenos para aqueles que estão no chão'
ahf! pensar nessa situação me deu uma derrubada agora! puta merda! q desânimo! será q esse país tem futuro?
Excelente como sempre!
beijos